No último dia 30 de agosto uma das principais avenidas de Feira de Santana, a Avenida Getúlio Vargas, vibrou com as cores, vozes e movimento da cultura popular. Ralizava-se a 10ª Caminhada do Folclore. Organizado pelo Centro Universitário de Cultura e Arte da Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS, a Caminhada do Folclore tem representado um dos mais importantes eventos do gênero que tem ocorrido na Bahia nos últimos dez anos. Independente da consepção que tem a Universidade acerca da cultura popular e do próprio evento em questão, é extraordinário o que acontece na Avenida. São mais de uma centena de grupos representando diferentes expressões da cultura imaterial brasileira. Obviamente, o termo “Folclore” é insuficiente para identificar a diversidade de manifestações, pois encomntram-se desde samba-de-roda, capoeira e bumba-meu-boi até blocos afros e afoxés, bandas de Filarmônicas, representação simbólica dos candomblés e diferentes símbolos da cultura popular sertaneja, a exemplo dos cangaceiros cantadores de Repente e outros mestres da viola. Esses grupos estavam na Avenida, não simplesmente atendendo uma solicitação da Universidade. Essa instituição foi feliz na idealização do evento, mas cada grupo gritava cada um a sua forma por política pública de fomento. E é este também o grito do Malungo Centro de Capoeira Angola, parabenizando a UEFS ao tempo que se solidariza com estes grupos da cultura popular na busca de maiores condições políticas para a perpetuação de suas práticas. Seguem alguns momentos que levaram brilho à Avenida na Caminhada do Folclore.








EU SOU UM ADMIRADOR A CULTURA POPULAR.
ResponderExcluirMAS VALE UMA OBSERVAÇÃO:
FANFARRA É FOLCLORE?
RAGGAE É FOLCLORE?
NADA TENHO CONTRA ESSES MOVIMENTOS-SOU SIM,ADMIRADOR-,MAS NÃO CONCORDO QUE COM A PARTICIPAÇÃO DE AMBOS,A CAMINHA DEVA SER DENOMINADA DO FOLCLORE.PENSO QUE DEVERIA SE CHAMAR "CAMINHADA DA DA CULTURA"
ABRAÇOS.PARABÉNS PELO ESPAÇO.
Caro Edilson,
ResponderExcluirNós do Malungo agradecemos seu comentário e ficamos felizes em saber que você concorda com nossa opinião sobre o termo "Folclore" para este evento, pois você quase que repete nossa afirmação de que o termo é insuficiente para descrever as manifestações na Caminhada.
Axé irmão.
Malungo