Pular para o conteúdo principal

MALUNGO DE BELÉM: uma visita ao novo espaço


NA HORA DA VADIAGEM...


A BATERIA DOS CURUMINS

No dia 23 de abril de 2009, em breve passagem por Belém, encontrei o Malungo em um novo espaço de atividades, na tv. Lomas Valentinas, no terraço de Dona Benta, próximo ao IT Center. O espaço foi gentilmente cedido pela proprietária, que demonstra muito interesse em colaborar com atividades culturais. A mudança de espaço está relacionada às constantes indisponibilidades, para as aulas de capoeira angola, que ocorriam na comunidade anterior devido as programações da igreja. Visando não perder o projeto iniciado, o camarada Douglas Miranda aceitou o convite para o novo espaço.


É HORA, É HORA!

No contato com os novos alunos pudemos conversar um pouco sobre capoeira angola, fazer movimentação, iniciação aos instrumentos e finalizar com uma agradável brincadeira de angola. O encontro de abril foi muito proveitoso. As fotografias são uma gentileza de Marzane Souza, nossa parceira e colaboradora. O próximo encontro ocorrerá no final de junho, quando estaremos preparando a visita do mestre Bel para o mês seguinte.
Um abraço, camaradas!


Augusto Leal


CONVERSANDO SOBRE ANGOLA

Comentários

  1. Oi! Procurei essa pagina fazendo uma pesquisa em google para capoeira angola em Belem. Meu nome e Nora e eu estou aqui em Belem do Para ate o dia 2 de fevereiro, e gostaria muito de treinar capoeira angola com voces se voces tem aulas agora. Ja estudava capoeira angola nos Estados Unidos para 3 anos, a maioria do tempo com um estudante do M. Jurandir. Tambem passei 3 semanas treinando em Salvador em 2007. Gostaria muito de aconhecer um grupo de angola aqui em Belem. Se voces tem aulas de capoeira angola aqui, pode me contatar a nora.sharp@gmail.com. Tou morando em Val-de-Caes. Muito obrigado e espero que a gente pode jogar logo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Meu nome e João Horácio sou aluno do Mestre Moraes do GCAP e estou em Belem gostaria de fazer um contato com voces se possivel preciso saber o endereço de voces e os horarios de treino.

    Com o Axé do Bará meu abraço

    ResponderExcluir
  3. Oi Meu nome e Laura estou em Belem gostaria de fazer um contato com voces, preciso saber o endereço de voces e os horarios de treino.
    pode me contatar a lalitamadhava@hotmail.com

    obrigada/ abraço

    ResponderExcluir
  4. oi meu nome e samuele, estou morrando em castanhal fazendo servicio volontario italiano em brasil.
    sou do grupo meninos de angola de firenze treinado pe lo victor( meninos de angola de goias, mestre chuluca)gostaria muito conesser voces e treinar.
    capoeira è vida e ficar a qui sem, è dificil...
    preciserei saber o endereco de voces e horarios de treino.
    pode me contactar a samuele.c84@libero.it
    obrigado
    axè

    ResponderExcluir
  5. Olá, meu nome é Gilberto, estou de passagem por Belém e gostaria de assistir uma aula com vocês, contudo não acho o endereço.
    Se puderem responder, ficarei muito grato em assistir uma aula com vcs.
    Meu e-mail é: teco.silveira@gmail.com
    Meu telefone é: 0XX11 983109999 (tim)
    Axé!

    ResponderExcluir
  6. gostaria de conhecer o grupo ,como faço?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"História vista de baixo" - o Contramestre Bel é o mais novo colunista do Portal FS

Samba, Cabaré e Polícia na Feira de outrora Denominada princesa do sertão baiano, Feira de Santana já gozava, nas décadas de 1930 e 1940, de importante prestígio, já tendo sido, inclusive, objeto das mágicas lentes de Pierre Verger, artista francês radicado na Bahia. Sua história tem sido ao longo dos anos associada a uma cidade que tem origem em um importante comércio de gado e sua principal identidade social constituída em torno da “cidade comercial”. Entretanto, pode-se explorar outros importantes aspectos da história de Feira de Santana, a exemplo das experiências culturais negro-africanas ali constituídas, este é o caso dos sambas que tinham como cenário as contagiosas noites dos cabarés feirenses. Este breve ensaio de reflexão, que ora apresento aos leitores, inaugura a mais nova coluna do PORTAL FS, intitulada “História vista de baixo”, justamente por se tratar das histórias daqueles indivíduos, grupos e culturas que não conheceram a pena que pintou os compêndios sobre a Bahia

Vicente Sales, autor de "O negro no Pará", recebe título de Doutor Honoris Causa

O Malungo Centro de Capoeira Angola, parabeniza o professor Vicente Sale pelo reconhecimento oficial de sua obra, a qual inclui importantes estudos sobre a cultura afro-amazônica. O professor Vicente Sales é um dos responsáveis pela introdução dos estudos da capoeira no Para tendo influenciado o treineu Algusto Leal em seus trabalho de pesquisa especialmente o que deu oriegem ao livro "A política da capoeiragem" (Edufba, 2008), bibliografia de consulta obrigatória para as atuais pesquisa sobre o tema no Brasil. Salve então ao mestre Vicente Sales. Segue a nota extraída do site da UFPA: Um dos intelectuais mais notáveis do Estado, Vicente Juarimbu Salles, recebeu da Universidade Federal do Pará (UFPA) a outorga do título Doutor Honoris Causa, o mais alto dos graus universitários, normalmente concedido a personalidades que tenham se distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das Artes, das Ciências, da Filosofia, das Letras ou do melhor entendimento entre os povos. A conces

CAPOEIRA ANGOLA E IEMANJÁ: A FESTA CULTURAL EM OUTEIRO

Dia 8 de dezembro é comemorada a festa de Iemanjá em Belém. A maior concentração de afro-religiosos ocorre na passagem do dia 7 para 8, na praia de Outeiro, em Icoaraci. A festa é organizada de modo central na principal praia de Outeiro, a famosa Praia Grande, mas se estende até a bela Praia do Amor. Centenas de pessoas se fazem presentes, bares ficam abertos ao longo da madrugada e vários grupos afro-religiosos fazem oferendas ao longo das praias. Como a festa é noturna, o espetáculo visual e sonoro é acolhedor e envolvente. Além disso, a diversidade social, racial, sexual e religiosa, das pessoas que transitam no espaço da festa, é revelador da liberdade que a festa inspira e permite. Como era de se esperar, a festa não possui nenhuma divulgação na mídia local, possivelmente pelo sentido afro-religioso que incomoda as tendências ideológicas predominantes nos meios de comunicação. Além disso, como a festa não agrega notícias de violência, não é interessante para os meios de comunic