Pular para o conteúdo principal

"História vista de baixo" - o Contramestre Bel é o mais novo colunista do Portal FS

Samba, Cabaré e Polícia na Feira de outrora

Denominada princesa do sertão baiano, Feira de Santana já gozava, nas décadas de 1930 e 1940, de importante prestígio, já tendo sido, inclusive, objeto das mágicas lentes de Pierre Verger, artista francês radicado na Bahia.

Sua história tem sido ao longo dos anos associada a uma cidade que tem origem em um importante comércio de gado e sua principal identidade social constituída em torno da “cidade comercial”. Entretanto, pode-se explorar outros importantes aspectos da história de Feira de Santana, a exemplo das experiências culturais negro-africanas ali constituídas, este é o caso dos sambas que tinham como cenário as contagiosas noites dos cabarés feirenses.

Este breve ensaio de reflexão, que ora apresento aos leitores, inaugura a mais nova coluna do PORTAL FS, intitulada “História vista de baixo”, justamente por se tratar das histórias daqueles indivíduos, grupos e culturas que não conheceram a pena que pintou os compêndios sobre a Bahia de outrora.

Em suas raízes mais remotas, o samba era ritmo, dança e folguedo coletivos. Caracterizado pelas palmas, batuques e entoações poéticas. As novas características assumidas pelos sambas, como sua veiculação nos meios radiofônicos e a constituição de um mercado compositorial, principalmente, a partir de meados do século XX, já ocupa lugar entre os estudos da sociologia, história, antropologia e etnomusicologia.

Essa produção é evidente, sobretudo no quantitativo de pesquisas acerca do samba no Rio de Janeiro e São Paulo. Na Bahia, as mudanças ocorridas no significado social e cultural do samba tiveram que aguardar um pouco mais, ocupando esta forma de expressão lúdico-percurssivo-corporal, até meados do século XX, ainda o lugar dos batuques que precisavam ser reprimidos pelas autoridades policiais, por serem entendidos como práticas agenciadoras de contravenção penal, a exemplo dos conflitos que ocorriam nas noites dos cabarés. Esta realidade é denunciada pelas fontes históricas que revelam, por exemplo, as batidas policiais aos cabarés em Feira de Santana, em tempos não tão remotos assim.

Nos semanários jornalísticos feirenses que circulavam na sede e nas adjacências da cidade, pelo menos até a década de 1960, constata-se uma quantidade considerável de notícias que informavam sobre as práticas de samba, às vezes identificadas como “batuques” ou “batucadas”.

Muitas das notícias publicadas nesses periódicos, a exemplo do jornal Folha do Norte, informavam sobre os sambas e batucadas que ocorriam nos espaços das festas populares, como na lavagem da festa da padroeira Senhora Santana, ou nos cordões carnavalescos que abrilhantavam a festa de Momo na Princesa do Sertão. Entretanto, não escapava aos noticiários o alerta às autoridades policiais para os conflitos estimulados pelos ajuntamentos de trabalhadores pobres moradores dos subúrbios da Feira.

Em 1948, por exemplo, o leitor poderia ler no Folha do Norte, que “certos subúrbios da Feira, há muito se vem tornando perigosíssimos antros de criminosos e desordeiros”. Informava ainda este periódico que em um desses sambas em um conhecido “Cabaret de Nascimento”, situado no Calumbí, um indivíduo foi ferido a golpes de facão.

Nesta mesma notícia, o jornal questiona quem concede as “licenças para o funcionamento dessas gafieiras que infestam locais outrora pacatos como Baraúnas, e que hoje não podem ser habitados por gente descentes”. Era o bastante para estimular as batidas policiais aos cabarés da cidade.

Por razões como esta, a mando dos delegados, muitos sambas que ocorriam, inclusive, em recintos particulares, como era o caso de muitos cabarés, eram abortados pela polícia. Foi este o caso que envolveu o boêmio conhecido por “Pernambucano”, em 1942, em um cabaré denominado Café Dia e Noite.

Passemos, então a narrar este interessante evento, uma história vista, literalmente de baixo, dos becos escuros de um conhecido cabaré situado à Rua Sales Barbosa.

A Sales Barbosa da madrugada de primeiro de outubro, não era a mesma do agitado cotidiano diurno das vendas de bugigangas e guloseimas da cidade comercial de Feira de Santana, no ano de 1942. Como já era de se esperar os sonoros percussivos dos pandeiros e seus pares instrumentais acompanhado de uma boa melodia, doses de cachaça e requebros de corpos suados chamou a atenção da patrulha policial.

A mando do delegado o samba do Café Dia e Noite, terminou mais cedo. Após a retirada da polícia os boêmios se ajuntaram em uma esquina nas proximidades daquele cabaré. Às três e meia da manhã, solicitou-se novamente a presença da autoridade policial, desta vez, para autuar aquele que tocava e cantava no mesmo samba que havia sido impedido em nome da ordem.

“Pernambucano” foi acusado de espancar violentamente a alguém naquela localidade. Segundo a Denuncia do Promotor Público, ele “esmurrou, derrubou o pobre rapaz para bater várias vezes a cabeça da vítima na calçada”. O acusado foi citado no art. 129 do Código Penal Brasileiro, por crime de lesões corporais, o qual evidenciou a prática e o controle policial do samba naquele cabaré.

Na grande narrativa da história feirense, como a que fez o norte-americano Rollie Poppino, em seu livro intitulado Feira de Santana (Editora Itapoã, 1968), não caberia destacar protagonismos como o de “Pernambucano” e um sangrento conflito que teve origem em um famigerado cabaré, em meio à suor, cachaça e batuque.

Este protagonismo, que revela as experiências de pessoas simples da sociedade e suas culturas marginais, pertence à história vista de baixo. Acreditando neste estilo narrativo, é possível se recuperar as experiências de muitos “Pernambucanos”, muitos sambas e batuques que protagonizaram histórias da Feira de outrora.

Para saber mais:
SODRÉ, Muniz. Samba, o dono do corpo. Rio de Janeiro: Codecri, 1979.
MATOS, Cláudia. Acertei no milhar: samba e malandragem no tempo de Getúlio. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

Conheça o novo colaborador do PORTAL FS

Josivaldo Pires de Oliveira (Bel Pires)

Natural de Central, reside em Feira de Santana desde o primeiro dos seus 37 anos. É licenciado em História pela Uefs, tendo cursado mestrado em História Social na UFBA. Coordena o Malungo Centro de Capoeira Angola, entidade que desenvolve intercâmbio cultural com Belém, no Estado do Pará.

Bel Pires é profissional do magistério superior em Feira de Santana e, no momento, prepara tese de doutorado no PÓS-AFRO - Programa de Pós-graduação em Estudos Étnicos e Africanos (UFBA).

Nosso colaborador também é autor de dois livros na área de cultura, poder e sociedade. O primeiro intitula-se No tempo dos valentes: os capoeiras na cidade da Bahia (Quarteto, 2005), o segundo Capoeira, identidade e gênero: ensaios de história social da capoeira no Brasil, escrito em co-autoria com o historiador e capoeirista Luiz Augusto Leal. Será lançado ainda este semestre de 2009, pela Editora da UFBA.

História vista de baixo
“História vista de baixo”, foi uma expressão cunhada pelo historiador inglês Edward Palmer Thompson, na década de 1960, para definir a história das pessoas simples da sociedade. Pode ser apropriado ao exemplo de trabalhadores pobres, prostitutas, medingos, negros, vadios e outros sujeitos e suas experiências culturais e políticas, excluídas da grande narrativa...


Fonte: Portal FS

Disponível em: http://www.fsonline.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vicente Sales, autor de "O negro no Pará", recebe título de Doutor Honoris Causa

O Malungo Centro de Capoeira Angola, parabeniza o professor Vicente Sale pelo reconhecimento oficial de sua obra, a qual inclui importantes estudos sobre a cultura afro-amazônica. O professor Vicente Sales é um dos responsáveis pela introdução dos estudos da capoeira no Para tendo influenciado o treineu Algusto Leal em seus trabalho de pesquisa especialmente o que deu oriegem ao livro "A política da capoeiragem" (Edufba, 2008), bibliografia de consulta obrigatória para as atuais pesquisa sobre o tema no Brasil. Salve então ao mestre Vicente Sales. Segue a nota extraída do site da UFPA: Um dos intelectuais mais notáveis do Estado, Vicente Juarimbu Salles, recebeu da Universidade Federal do Pará (UFPA) a outorga do título Doutor Honoris Causa, o mais alto dos graus universitários, normalmente concedido a personalidades que tenham se distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das Artes, das Ciências, da Filosofia, das Letras ou do melhor entendimento entre os povos. A conces

FEIRA DE SANTANA: A CAPOEIRA NA “PRINCESA DO SERTÃO”

Texto extraído do livro: “A capoeira na Bahia: História e Cultura Afro-Brasileira” (Instituto Maria Quitéria – no prelo). Autoria do Contramestre Bel, mais um fruto dos projetos do Malungo. A origem da Cidade de Feira de Santana remete ao período colonial. Surgiu de um povoado humilde, onde as casas eram cobertas com palhas, piso de terra batida e paredes de barro amassado, conhecido no sertão nordestino como taipa. As casas e ruas eram iluminadas com lamparinas e lampiões a querosene. Localizada a aproximadamente 110km de distância da Cidade do Salvador, no sentido norte da Bahia, e gozando de certo prestígio no tocante à autonomia política e econômica da Capital, Feira de Santana se tornou ao longo do tempo a maior cidade do interior baiano, com uma população de quase 600 mil habitantes e um dos maiores centros de capoeira do Nordeste. Por razões como estas, em 1919 o senhor Ruy Barbosa, ilustre político baiano, a batizou como “Princesa do Sertão”. A história da Capoeira e