
Neste final de semana tem Brinquedo dos Angolas em Feira de Santana. A expressão utilizada pelos antigos para identificar a prática da capoeira na Bahia, dá nome ao evento promovido pelo Malungo Centro de Capoeira Angola.
As peripécias dos angolas da Princesa do Sertão e convidados começam no sábado (6), a partir das 17h30, com a apresentação da Orquestra do Malungo. Em seguida, por volta das 18 horas, será exibido o filme-documentário “Memórias do Recôncavo: Besouro e outros Capoeiras”, do cineasta, capoeirista e professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Pedro Abib.
Logo depois, será iniciada a mesa redonda Conversando sobre diáspora africana, sambas e capoeiras, com Joceneide Cunha, da Universidade Tiradentes (Unit – Sergipe), Treinel Augusto Leal, do núcleo Malungo, do Pará e também com a participação de Pedro Abib. Para concluir o primeiro dia de atividades, uma roda aberta de capoeira.
No domingo, Augusto Leal lança o livro “A política da capoeiragem: a história social da capoeira e do boi-bumbá”, a partir das 8h30, antecedendo a segunda roda de capoeira do evento. O encerramento do encontro está previsto para ocorrer às 12 horas.
O Brinquedo dos Angolas tem o apoio da Faculdade Nobre (FAN) e será realizado no Centro Cultural da Academia Point da Malhação, na Rua Elpídio Nova, no bairro São João, próximo ao Shopping Boulevard. Outras informações podem ser obtidas com o Contramestre Bel Pires, pelo telefone 75-9193-9376 ou pelo endereço eletrônico: www.malungoangoleiro.blogspot.com.
MEMÓRIAS DO RECÔNCAVO
Contemplado pelo edital Capoeira Viva 2006 do Ministério da Cultura do Governo Federal, “Memórias do Recôncavo: Besouro e outros Capoeiras” é um documentário que aborda a capoeira e suas histórias num dos prováveis locais de seu surgimento no Brasil: o Recôncavo Baiano.
A partir de depoimentos de antigos capoeiras moradores da região e também de estudiosos e pesquisadores, o cineasta Pedro Abib buscou reconstruir a memória sobre os fatos e personagens envolvidos com manifestação da cultura afro-brasileira. O filme-documentário também procura reconstruir a história de um famoso personagem da região e ícone da capoeira, o lendário Besouro Mangangá.
Elsimar Pondé
Repórter
In http://www.fsonline.com.br/lermateria.asp?id=18525&autor=43
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirfeliz ano novo irmão Luiz, foi um prazer jogar com você continue firme com o trabalho ai.
ResponderExcluiryeah MALUNGO!!!!!!
Valeu, camarada! Espero que em breve possamos vadiar logo e, se der, aqui pelo norte.
ResponderExcluirUm abraço!
Augusto
Malungo do Norte