Pular para o conteúdo principal

Centro de capoeira angola promove evento em Feira de Santana


Neste final de semana tem Brinquedo dos Angolas em Feira de Santana. A expressão utilizada pelos antigos para identificar a prática da capoeira na Bahia, dá nome ao evento promovido pelo Malungo Centro de Capoeira Angola.

As peripécias dos angolas da Princesa do Sertão e convidados começam no sábado (6), a partir das 17h30, com a apresentação da Orquestra do Malungo. Em seguida, por volta das 18 horas, será exibido o filme-documentário “Memórias do Recôncavo: Besouro e outros Capoeiras”, do cineasta, capoeirista e professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Pedro Abib.

Logo depois, será iniciada a mesa redonda Conversando sobre diáspora africana, sambas e capoeiras, com Joceneide Cunha, da Universidade Tiradentes (Unit – Sergipe), Treinel Augusto Leal, do núcleo Malungo, do Pará e também com a participação de Pedro Abib. Para concluir o primeiro dia de atividades, uma roda aberta de capoeira.

No domingo, Augusto Leal lança o livro “A política da capoeiragem: a história social da capoeira e do boi-bumbá”, a partir das 8h30, antecedendo a segunda roda de capoeira do evento. O encerramento do encontro está previsto para ocorrer às 12 horas.

O Brinquedo dos Angolas tem o apoio da Faculdade Nobre (FAN) e será realizado no Centro Cultural da Academia Point da Malhação, na Rua Elpídio Nova, no bairro São João, próximo ao Shopping Boulevard. Outras informações podem ser obtidas com o Contramestre Bel Pires, pelo telefone 75-9193-9376 ou pelo endereço eletrônico: www.malungoangoleiro.blogspot.com.
MEMÓRIAS DO RECÔNCAVO
Contemplado pelo edital Capoeira Viva 2006 do Ministério da Cultura do Governo Federal, “Memórias do Recôncavo: Besouro e outros Capoeiras” é um documentário que aborda a capoeira e suas histórias num dos prováveis locais de seu surgimento no Brasil: o Recôncavo Baiano.
A partir de depoimentos de antigos capoeiras moradores da região e também de estudiosos e pesquisadores, o cineasta Pedro Abib buscou reconstruir a memória sobre os fatos e personagens envolvidos com manifestação da cultura afro-brasileira. O filme-documentário também procura reconstruir a história de um famoso personagem da região e ícone da capoeira, o lendário Besouro Mangangá.

Elsimar Pondé
Repórter
In http://www.fsonline.com.br/lermateria.asp?id=18525&autor=43

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. feliz ano novo irmão Luiz, foi um prazer jogar com você continue firme com o trabalho ai.

    yeah MALUNGO!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Valeu, camarada! Espero que em breve possamos vadiar logo e, se der, aqui pelo norte.
    Um abraço!
    Augusto
    Malungo do Norte

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"História vista de baixo" - o Contramestre Bel é o mais novo colunista do Portal FS

Samba, Cabaré e Polícia na Feira de outrora Denominada princesa do sertão baiano, Feira de Santana já gozava, nas décadas de 1930 e 1940, de importante prestígio, já tendo sido, inclusive, objeto das mágicas lentes de Pierre Verger, artista francês radicado na Bahia. Sua história tem sido ao longo dos anos associada a uma cidade que tem origem em um importante comércio de gado e sua principal identidade social constituída em torno da “cidade comercial”. Entretanto, pode-se explorar outros importantes aspectos da história de Feira de Santana, a exemplo das experiências culturais negro-africanas ali constituídas, este é o caso dos sambas que tinham como cenário as contagiosas noites dos cabarés feirenses. Este breve ensaio de reflexão, que ora apresento aos leitores, inaugura a mais nova coluna do PORTAL FS, intitulada “História vista de baixo”, justamente por se tratar das histórias daqueles indivíduos, grupos e culturas que não conheceram a pena que pintou os compêndios sobre a Bahia

Vicente Sales, autor de "O negro no Pará", recebe título de Doutor Honoris Causa

O Malungo Centro de Capoeira Angola, parabeniza o professor Vicente Sale pelo reconhecimento oficial de sua obra, a qual inclui importantes estudos sobre a cultura afro-amazônica. O professor Vicente Sales é um dos responsáveis pela introdução dos estudos da capoeira no Para tendo influenciado o treineu Algusto Leal em seus trabalho de pesquisa especialmente o que deu oriegem ao livro "A política da capoeiragem" (Edufba, 2008), bibliografia de consulta obrigatória para as atuais pesquisa sobre o tema no Brasil. Salve então ao mestre Vicente Sales. Segue a nota extraída do site da UFPA: Um dos intelectuais mais notáveis do Estado, Vicente Juarimbu Salles, recebeu da Universidade Federal do Pará (UFPA) a outorga do título Doutor Honoris Causa, o mais alto dos graus universitários, normalmente concedido a personalidades que tenham se distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das Artes, das Ciências, da Filosofia, das Letras ou do melhor entendimento entre os povos. A conces

FEIRA DE SANTANA: A CAPOEIRA NA “PRINCESA DO SERTÃO”

Texto extraído do livro: “A capoeira na Bahia: História e Cultura Afro-Brasileira” (Instituto Maria Quitéria – no prelo). Autoria do Contramestre Bel, mais um fruto dos projetos do Malungo. A origem da Cidade de Feira de Santana remete ao período colonial. Surgiu de um povoado humilde, onde as casas eram cobertas com palhas, piso de terra batida e paredes de barro amassado, conhecido no sertão nordestino como taipa. As casas e ruas eram iluminadas com lamparinas e lampiões a querosene. Localizada a aproximadamente 110km de distância da Cidade do Salvador, no sentido norte da Bahia, e gozando de certo prestígio no tocante à autonomia política e econômica da Capital, Feira de Santana se tornou ao longo do tempo a maior cidade do interior baiano, com uma população de quase 600 mil habitantes e um dos maiores centros de capoeira do Nordeste. Por razões como estas, em 1919 o senhor Ruy Barbosa, ilustre político baiano, a batizou como “Princesa do Sertão”. A história da Capoeira e