Pular para o conteúdo principal

Mestre Bel lança livro sobre poeta negro


Aloísio Resende, poeta dos candomblés: histórias das populações negras em Feira de Santana/Ba, é o título do livro organizado pelo mestre Bel e será lançado no dia 17 de novembro como parte da programação do I Seminário Internacional de Relações Raciais na Amazônia. O livro é constituído de alguns ensaios sobre a história de um poeta negro que viveu no interior da Bahia na década de 1930 e se utilizava da literatura para defender os candomblés baianos. O livro conta ainda com o prefácio da profª Drª Celeste Pinto, docente da UFPA/Cametá. Estejam tod@s convidad@s para este lançamento.

Comentários

  1. Caríssimos,

    Li ontem o livro “Aloísio Resende: poeta dos candomblés”, de meu amigo o professor Josivaldo “Bel” Pires de Oliveira que traz o que de melhor um ensaio historio pode nos proporcionar, e nos livra do que a grande maioria dos textos de seus colegas de ofício costuma nos impor: uma narrativa enfadonha, sem ritmo ou clímax, repleta de detalhismos que muito mais atrapalham do que ajudam ao seu despretensioso leitor. O livro do professor Bel Pires é diferente: ele apresenta um corte muito bem feito, objetivo, claro e bastante “prático” em sua análise e em nenhum momento obriga o seu leitor a desviar o olhar cansado de seu texto ou se desesperar em busca de um dicionário que lhe salve da total inaptidão com certos termos técnicos.

    Como se não bastasse, Bel nos apresenta a um Aloísio Resende engajado, preocupado com muitas de suas questões sociais de seu tempo, um poeta que, ao contrário do que lhe seria conveniente em épocas de Belle Époque, não se aceita trancafiar em uma torre de marfim mito-poético como fazia grande maioria dos bardos daquele tempo. Aloísio foi um combatente ferrenho de injustiças e preconceitos, além de se mostrar um exímio conhecedor dos aspectos sócio-culturais tanto que diziam respeito ao seu mundo de homem de Letras, quanto de homem, negro, sujeito, entre outras coisas, aos estereótipos que muito facilmente poderia sofrer.

    É preciso dizer,no entanto, que o livro peca em duas coisas, ao meu ver, quase imperdoáveis: a escandalosa falta de um revisor que evitasse certos deslizes inconvenientes tanto na gramática quanto na estética gráfica do livro e a falta de uma pequena antologia que deixasse o leitor mais à vontade com o objeto ali analisado... sente-se aquele gosto de água na boca toda vez que lemos os trechos do poema mas não o temos em seu todo para uma apreciação livre das interferências analíticas que todo bom poema merece.

    Mas, se o livro apresenta estes dois pequenos defeitos, ele nos presenteia com dois grandes tesouros: primeiro duas crônicas do próprio poeta resgatadas pelo organizador do livro, do escaninho empoado da memória jornalística feirense,ou melhor, do jornal “Folha do Norte” e a segunda as belas telas do artista plástico Gabriel Ferreira que tornam o livro ainda mais vivo e poético por assim dizer.

    Por fim, o professor Josivaldo “Bel” Pires de Oliveira, com este livro, não só nos mostra o quanto que é um profundo conhecedor da matéria que escolheu para dialogar, como é um dos homens mais inteligentes e apaixonados, principalmente pelo que fala e faz, que conheço.

    Silvério Duque

    ResponderExcluir
  2. Conheço pouco sobre o Aloísio Resende, ouvi falar vagamente sobre ele em 2004, nessa época eu ainda morava em Feira de Santana. Sei que ele também foi Jornalista, trabalhou em Recife, mas não conheço sua obra. Estou curioso pra ver o livro do Bel.

    Marcelo "Itaberaba"

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"História vista de baixo" - o Contramestre Bel é o mais novo colunista do Portal FS

Samba, Cabaré e Polícia na Feira de outrora Denominada princesa do sertão baiano, Feira de Santana já gozava, nas décadas de 1930 e 1940, de importante prestígio, já tendo sido, inclusive, objeto das mágicas lentes de Pierre Verger, artista francês radicado na Bahia. Sua história tem sido ao longo dos anos associada a uma cidade que tem origem em um importante comércio de gado e sua principal identidade social constituída em torno da “cidade comercial”. Entretanto, pode-se explorar outros importantes aspectos da história de Feira de Santana, a exemplo das experiências culturais negro-africanas ali constituídas, este é o caso dos sambas que tinham como cenário as contagiosas noites dos cabarés feirenses. Este breve ensaio de reflexão, que ora apresento aos leitores, inaugura a mais nova coluna do PORTAL FS, intitulada “História vista de baixo”, justamente por se tratar das histórias daqueles indivíduos, grupos e culturas que não conheceram a pena que pintou os compêndios sobre a Bahia

Vicente Sales, autor de "O negro no Pará", recebe título de Doutor Honoris Causa

O Malungo Centro de Capoeira Angola, parabeniza o professor Vicente Sale pelo reconhecimento oficial de sua obra, a qual inclui importantes estudos sobre a cultura afro-amazônica. O professor Vicente Sales é um dos responsáveis pela introdução dos estudos da capoeira no Para tendo influenciado o treineu Algusto Leal em seus trabalho de pesquisa especialmente o que deu oriegem ao livro "A política da capoeiragem" (Edufba, 2008), bibliografia de consulta obrigatória para as atuais pesquisa sobre o tema no Brasil. Salve então ao mestre Vicente Sales. Segue a nota extraída do site da UFPA: Um dos intelectuais mais notáveis do Estado, Vicente Juarimbu Salles, recebeu da Universidade Federal do Pará (UFPA) a outorga do título Doutor Honoris Causa, o mais alto dos graus universitários, normalmente concedido a personalidades que tenham se distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das Artes, das Ciências, da Filosofia, das Letras ou do melhor entendimento entre os povos. A conces

CAPOEIRA ANGOLA E IEMANJÁ: A FESTA CULTURAL EM OUTEIRO

Dia 8 de dezembro é comemorada a festa de Iemanjá em Belém. A maior concentração de afro-religiosos ocorre na passagem do dia 7 para 8, na praia de Outeiro, em Icoaraci. A festa é organizada de modo central na principal praia de Outeiro, a famosa Praia Grande, mas se estende até a bela Praia do Amor. Centenas de pessoas se fazem presentes, bares ficam abertos ao longo da madrugada e vários grupos afro-religiosos fazem oferendas ao longo das praias. Como a festa é noturna, o espetáculo visual e sonoro é acolhedor e envolvente. Além disso, a diversidade social, racial, sexual e religiosa, das pessoas que transitam no espaço da festa, é revelador da liberdade que a festa inspira e permite. Como era de se esperar, a festa não possui nenhuma divulgação na mídia local, possivelmente pelo sentido afro-religioso que incomoda as tendências ideológicas predominantes nos meios de comunicação. Além disso, como a festa não agrega notícias de violência, não é interessante para os meios de comunic