Pular para o conteúdo principal

Berimbau mandou te chamar, Kiriku e outros livros infanto-juvenis afro-brasileiros

Site disponibiliza literatura infanto-juvenil afro-brasileira. O Malungo parabeniza essa iniciativa e colabora com a divulgação dessa ação, mais do que plausível. Histórias infantis com abordagens africanas e afro-brasileiras, representam um instrumento de reeducação para negros e não-negros, importante para combatermos as mazelas do racismo e dos diferentes preconceitos que atingem sociedades constituídas, historicamente, no movimento da diáspora africana. Este é o caso da sociedade brasileira. Por isto, o Malungo apoia esta iniciativa.
Dentre os vários livros disponíveis encontram-se textos interessantes como: O Berimbau mandou te chamar; Kiriku; A linda garota de Angola; Dudu Calunga; Uma lenda africana e outros. Segue o link para acessar as publicações.

http://picasaweb.google.com/erikavecci

Comentários

  1. Valeu pela dica! tamém vou divulgar pois tenho vários amigos q procuram a literatura infanto-juvenil c temaica afro.

    abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"História vista de baixo" - o Contramestre Bel é o mais novo colunista do Portal FS

Samba, Cabaré e Polícia na Feira de outrora Denominada princesa do sertão baiano, Feira de Santana já gozava, nas décadas de 1930 e 1940, de importante prestígio, já tendo sido, inclusive, objeto das mágicas lentes de Pierre Verger, artista francês radicado na Bahia. Sua história tem sido ao longo dos anos associada a uma cidade que tem origem em um importante comércio de gado e sua principal identidade social constituída em torno da “cidade comercial”. Entretanto, pode-se explorar outros importantes aspectos da história de Feira de Santana, a exemplo das experiências culturais negro-africanas ali constituídas, este é o caso dos sambas que tinham como cenário as contagiosas noites dos cabarés feirenses. Este breve ensaio de reflexão, que ora apresento aos leitores, inaugura a mais nova coluna do PORTAL FS, intitulada “História vista de baixo”, justamente por se tratar das histórias daqueles indivíduos, grupos e culturas que não conheceram a pena que pintou os compêndios sobre a Bahia ...

FEIRA DE SANTANA: A CAPOEIRA NA “PRINCESA DO SERTÃO”

Texto extraído do livro: “A capoeira na Bahia: História e Cultura Afro-Brasileira” (Instituto Maria Quitéria – no prelo). Autoria do Contramestre Bel, mais um fruto dos projetos do Malungo. A origem da Cidade de Feira de Santana remete ao período colonial. Surgiu de um povoado humilde, onde as casas eram cobertas com palhas, piso de terra batida e paredes de barro amassado, conhecido no sertão nordestino como taipa. As casas e ruas eram iluminadas com lamparinas e lampiões a querosene. Localizada a aproximadamente 110km de distância da Cidade do Salvador, no sentido norte da Bahia, e gozando de certo prestígio no tocante à autonomia política e econômica da Capital, Feira de Santana se tornou ao longo do tempo a maior cidade do interior baiano, com uma população de quase 600 mil habitantes e um dos maiores centros de capoeira do Nordeste. Por razões como estas, em 1919 o senhor Ruy Barbosa, ilustre político baiano, a batizou como “Princesa do Sertão”. A história da Capoeira e...

CAPOEIRA ANGOLA E IEMANJÁ: A FESTA CULTURAL EM OUTEIRO

Dia 8 de dezembro é comemorada a festa de Iemanjá em Belém. A maior concentração de afro-religiosos ocorre na passagem do dia 7 para 8, na praia de Outeiro, em Icoaraci. A festa é organizada de modo central na principal praia de Outeiro, a famosa Praia Grande, mas se estende até a bela Praia do Amor. Centenas de pessoas se fazem presentes, bares ficam abertos ao longo da madrugada e vários grupos afro-religiosos fazem oferendas ao longo das praias. Como a festa é noturna, o espetáculo visual e sonoro é acolhedor e envolvente. Além disso, a diversidade social, racial, sexual e religiosa, das pessoas que transitam no espaço da festa, é revelador da liberdade que a festa inspira e permite. Como era de se esperar, a festa não possui nenhuma divulgação na mídia local, possivelmente pelo sentido afro-religioso que incomoda as tendências ideológicas predominantes nos meios de comunicação. Além disso, como a festa não agrega notícias de violência, não é interessante para os meios de comunic...