Pular para o conteúdo principal

8 de março - Dia Internacional da Mulher


Neste 8 de março, o Malungo Centro de Capoeira Angola deseja homenagear todas as mulheres membros, colaboradoras e simpatizantes do nosso grupo e da capoeira em geral. Ressaltamos que temos o compromisso com o debate em relação à questão de relações de gênero tanto quanto temos com os debates sobre as temáticas raciais. Em nosso livro CAPOEIRA, IDENTIDADE E GÊNERO enfatizamos justamente esta questão: a mulher como agente da história, de sua história e da história da capoeira.
Fugindo dos modelos predominantes em que a mulher aparece apenas como curiosidade ou sombra da ação masculina, em nosso livro personagens femininas são agentes de suas histórias.



Nosso livro, aliás, foi dedicado a uma pessoa que marcou a história da mulher na capoeira do norte do Brasil: Sílvia Leão ou Sílvia Pé de Anjo, que nos deixou à alguns anos. Cabe à ela algumas palavras de homenagem neste sentido. Pé de Anjo foi uma capoeirista muito querida em seu tempo de vida neste mundo. Além de capoeira, era artista e dançarina. Nos anos 80 foi uma das mais aplaudidas miss do carnaval paraense (Foto acima). Se destacava por sua beleza, mas o que mais chamava atenção das pessoas que a conheceram, era sua grande inteligência. Conhecemos Sílvia Leão no contexto das primeiras organizações em torno do Movimento Capoeira Mulher em Belém. Naquela época, os estudos sobre a história da mulher NA capoeira e da mulher capoeira davam seus primeiros passos e Pé de Anjo era uma das poucas pessoas que, no momento, compreendiam a importância daquelas descobertas históricas.


Pé de Anjo foi uma dessas pessoas que parecem que nunca deveria ter partido.

A nós fica a boa lembrança e a saudade, especialmente para quem a conheceu de perto. Resta-nos também o exemplo de sua existência como mulher capoeira, exemplo de luta e de uma existência plena.

Viva Sílvia Leão!

Fotos gentilmente cedidas pela sra Edna, da Livraria Relicário

Comentários

  1. Quero parabenizar o malungo por esta iniciativa. É uma forma interessante de pensar a capoeira. Reconhecer o papel das mulheres é no mínimimo uma maturidade invejável sesse grupo de capoeira, tendo em vista ser a capoeira e os capoeiristas tão machistas. Parabens Malungo Centro de Capoeira Angola. Irei sempre acompanhar seu blog.
    Ass. Dono do Tempo

    ResponderExcluir
  2. É legal ver o malungo demostrar esse respeito em relação as mulheres. Pois essas figuras, há muito vem lutando pelos seus direitos em meio uma sociedade ainda machista. O voto feminino assegurado na cosntituição de 1934 é uma das muitas conquistas das mulheres de todo mundo. Parabéns malungo pela contribuição social e educativa desse blog.

    18 de março de 2010 21:55

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog!
    Estava procurando sobre a história da capoeira e encontrei o seu blog. Linda história a relatada aqui dessa moça Silvia. Me envolvi bastante com a história... O que levou a pé de anjo embora? nas fotos parecia tão nova e cheia de vida... mas, viva a pé de anjo!

    ResponderExcluir
  4. Para que conheçam mais.
    Nossa amada Pe-de-Anjo realmente acreditava na importância da participação e do reconhecimento do papel da mulher dentro do cenário da capoeira. Lutou com verdadeira paixão e vibração para ver acontecer o Movimento Capoeira Muher em Belém. Sou testemunha do esforço, das dificuldades e resistências encontradas neste processo. Felizmente, a semente plantada continuou sendo regada por outras guerreiras...e cresceu...e criou raizes... e deu frutos e flores.
    Como borboleta, Silvia Leão passou por todas as fases necessárias... distribuindo sua luz e beleza por onde passou. E como borboleta, completada a metamorfose...bateu suas asas (que ela dizia serem prateadas) e voou rapidamente para o céu.
    Aos ficaram, saudades sem fim.
    Mas, acima de tudo, a felicidade e agradecimento a Deus pela chance única de ter podido tocar, apreciar, amar e ser amado por esta borboleta de asas prateadas.
    Com grande emoção, um ENORME beijo a todos.
    Elizabeth Leão.
    elizabeth.leao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Me emocionei. Não conheci Silvia, mas senti que a estada dela por aqui foi de muito amor. Bom saber dela, pessoas como ela sempre ficarão vivas na memória e na história.

    Luz prateada a todos!

    ResponderExcluir
  6. Conheci a Sílvia durante sua passagem pelo carnaval de Belém. Quem quiser assistir ao seu vídeo no concurso Rainha das Rainhas do Carnaval, é só acessar o vídeo abaixo:

    http://www.youtube.com/watch?v=1ejQyAtTVds

    ResponderExcluir
  7. Assisti ao vídeo. Lindíssima!

    ResponderExcluir
  8. 2011,02 de setembro, já são 6 anos sem Silvia Leão. Sem pé de anjo, sem nossa borboleta de asas prateadas ...Mas sabe, é como se ela estivesse aqui do meu ladinho... é assim que sinto essa mulher, essa moça, essa guerreira, é como se ela tivesse deixado em cada uma de nós um pedacinho dela. Muito emocionada acabei de ler a mensagem de minha irmã Beth Leão, e de testemunhar mais uma homenagem a minha irmã Silvia Leão. Saudades.... Sim! E forte! Porém realizada por peceber que seu papel nesta vida foi de mulher, sua ousadia no teatro, sua desenvoltura na dança, sua paixão no amor, sua dedicação aos amad@s. Mas foi na capoeira sem dúvida alguma onde mais se destacou, sua beleza era marcante,mas sua percepção do cenário político onde amulher era vista na capoeira com preconceito foi determinante. Idealizou e fundou junto a outras queridas mulheres o 1ª Movimento geral de mulheres na capoeira no Pará.( não conheço outro,se houver ficarei ainda mais feliz) denominado por elas de " Movimento Capoeira Mulher". Lendo o que Beth escreveu, fiquei lembrando das vezes em que Silvia mobilizava as mulheres dos diversos grupos existentes, para se juntare, no movimento capaoeira mulher, e que algumas só iam com a autorização de seus mestres, lembro também, de quando Silvia começou a conquistar os mestres, fui vendo eles acreditando nas mulheres, começaram a dar apoio àquela inciativa mais que necessária na capoeira. Era legal observar que se antes as mulheres adotavam posturas masculinas para disputar seu espaço com os homens, apartir da Silvia elas começaram a usar baton, colocar a fita nos cabelos, brilhos nos olhos, cores e cores, era como se essas mulheres, descobrissem suas asas prateadas, como as de Silvia. ha muito o que falar...percebem? Mas a emoçao me toma neste momento... eu sigo amando-a e adimirando-a...O espaço das mulherse na capoeira ainda não está totalmente ocupado, mas elas estão na batalha do seu jeito,com seu gingado, lindas, fortes, guerreiras. E Silvia ginga ao longe,movimentando os ares de apoio as mulhers capoeiristas. Salve a mulher na capaoeira! Salve Pé de Anjo1 Salve Silvia Leão!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"História vista de baixo" - o Contramestre Bel é o mais novo colunista do Portal FS

Samba, Cabaré e Polícia na Feira de outrora Denominada princesa do sertão baiano, Feira de Santana já gozava, nas décadas de 1930 e 1940, de importante prestígio, já tendo sido, inclusive, objeto das mágicas lentes de Pierre Verger, artista francês radicado na Bahia. Sua história tem sido ao longo dos anos associada a uma cidade que tem origem em um importante comércio de gado e sua principal identidade social constituída em torno da “cidade comercial”. Entretanto, pode-se explorar outros importantes aspectos da história de Feira de Santana, a exemplo das experiências culturais negro-africanas ali constituídas, este é o caso dos sambas que tinham como cenário as contagiosas noites dos cabarés feirenses. Este breve ensaio de reflexão, que ora apresento aos leitores, inaugura a mais nova coluna do PORTAL FS, intitulada “História vista de baixo”, justamente por se tratar das histórias daqueles indivíduos, grupos e culturas que não conheceram a pena que pintou os compêndios sobre a Bahia

Vicente Sales, autor de "O negro no Pará", recebe título de Doutor Honoris Causa

O Malungo Centro de Capoeira Angola, parabeniza o professor Vicente Sale pelo reconhecimento oficial de sua obra, a qual inclui importantes estudos sobre a cultura afro-amazônica. O professor Vicente Sales é um dos responsáveis pela introdução dos estudos da capoeira no Para tendo influenciado o treineu Algusto Leal em seus trabalho de pesquisa especialmente o que deu oriegem ao livro "A política da capoeiragem" (Edufba, 2008), bibliografia de consulta obrigatória para as atuais pesquisa sobre o tema no Brasil. Salve então ao mestre Vicente Sales. Segue a nota extraída do site da UFPA: Um dos intelectuais mais notáveis do Estado, Vicente Juarimbu Salles, recebeu da Universidade Federal do Pará (UFPA) a outorga do título Doutor Honoris Causa, o mais alto dos graus universitários, normalmente concedido a personalidades que tenham se distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das Artes, das Ciências, da Filosofia, das Letras ou do melhor entendimento entre os povos. A conces

FEIRA DE SANTANA: A CAPOEIRA NA “PRINCESA DO SERTÃO”

Texto extraído do livro: “A capoeira na Bahia: História e Cultura Afro-Brasileira” (Instituto Maria Quitéria – no prelo). Autoria do Contramestre Bel, mais um fruto dos projetos do Malungo. A origem da Cidade de Feira de Santana remete ao período colonial. Surgiu de um povoado humilde, onde as casas eram cobertas com palhas, piso de terra batida e paredes de barro amassado, conhecido no sertão nordestino como taipa. As casas e ruas eram iluminadas com lamparinas e lampiões a querosene. Localizada a aproximadamente 110km de distância da Cidade do Salvador, no sentido norte da Bahia, e gozando de certo prestígio no tocante à autonomia política e econômica da Capital, Feira de Santana se tornou ao longo do tempo a maior cidade do interior baiano, com uma população de quase 600 mil habitantes e um dos maiores centros de capoeira do Nordeste. Por razões como estas, em 1919 o senhor Ruy Barbosa, ilustre político baiano, a batizou como “Princesa do Sertão”. A história da Capoeira e