O Brinquedo dos Angolas é um evento, reunião, ajuntamento de capoeiras realizado anualmente pelo Malungo Centro de Capoeira Angola. Tem como objetivo fomentar a capoeira angola e dinamizar as trocas culturais e de experiências entre angoleiros e simpatizantes desta prática cultural de matrizes africanas. O Brinquedo dos Angolas também se constitui em espaço de difusão e aprendizagem sobre outras manifestações simbólicas da cultura afro-diaspórica no Brasil. Nesse sentido, além do brinquedo da capoeira, também ocorrem lançamento de livros, filmes-documentários, debates, oficinas e mini-cursos sobre temas da capoeira e de outros saberes afins.
prontos para vadiagem- II Brinquedo dos Angolas
O I Brinquedo dos Angolas ocorreu em dezembro de 2008 em Feira de Santana-BA, na oportunidade foi lançado o Documentário Memórias do Recôncavo: Besouro e outros capoeiras, de Pedro Abib, aluno do mestre João Pequeno. Foi lançado também o livro A política da capoeiragem, de Augusto Leal , Treinel do núcleo do Malungo em Belém do Pará (PA). Em 2009, ocorreu o II Brinquedo dos Angolas, sendo realizado em Belém do Pará, quando foi lançado o livro Capoeira, identidade e gênero, primeira publicação feita em co-autoria dos membros do Malungo sobre a história social da capoeira. Este ano de 2010, será realizado o III Brinquedo dos Angolas, com atividades paralelas na Bahia e no Pará entre os meses de julho e agosto. Este ano o Brinquedo dos Angolas irá prestar homenagens a grandes mestres da cultura afro-brasileira. Na Bahia, ainda não foi definido o nome a ser homenageado, mas no Pará temos um forte candidato: VEREQUETE, O GRANDE MESTRE DO CARIMBÓ!
Informamos aos companheiros e companheiras que acompanham o jornal (blog) do Malungo que iremos publicar regularmente, até a data do Evento, matérias falando do Brinquedo dos Angolas, assim como refletindo sobre a importância histórica dos mestres que iremos homenagear e o significado dos seus saberes para o Malungo Centro de Capoeira Angla.
Axé!
Legal essa iniciativa do malungo em promover a capoeira angola pelo Brasil. Os eventos entitulados de brinquedo dos angolas, são sem dúvidas um projeto de resgate cultural que visa preservar a arte-luta brasileira.
ResponderExcluirCaro Tiago, agradeçemos por acompanhar o "Jornal" do Malungo. A idéia de "Brinquedo" é muito importante pra gente, pois recupera o sentimento gostoso do jogo da capoeira, se afastando um pouco da consepção mercadológica que tem caracterizado os grandes eventos pelo Brasil a fora.
ResponderExcluirAxé irmão!