Pular para o conteúdo principal

Besouro Mangangá, o capoeira: notas sobre uma etnografia áudio-visual

Depois de muito assédio por parte da grande mídia acerca do filme "Besouro, nasce um herói", do diretor João Daniel Tickomiroff, que será lançado em outubro, finalmente fui convencido a escrever sobre.
Para decepção ou não dos leitores do PORTAL FS, não escreverei sobre o "Besouro" hollywoodiano e sim sobre a bela etnografia áudio-visual produzida pelo capoeirista baiano Pedro Abib, que revela memórias sobre um capoeirista Besouro mais próximo de nossa realidade.
A capoeira no Brasil tem sido objeto de investigação desde o século XIX. Inicialmente foi subjugada à pena dos literatos e folcloristas, a exemplo de Plácido Abreu e Melo Moraes Filho, responsáveis por belas descrições da capoeiragem carioca no século XIX.
Na Bahia, a chamada etnografia africanista deu os primeiros passos para a especulação do universo da capoeira nas ruas da capital, com Manuel Querino e Edison Carneiro, nas primeiras décadas do século XX. A partir dos anos 1950 a linguagem etnográfica começou a ganhar outros rumos no que diz respeito ao registro das práticas de capoeira. Este era o caso dos vídeos-documentários, destaca-se a primazia, para o caso da Bahia, de obras como "Vadiação" (1953) e "O Galo já Cantou" (1962).
Neste período os programas de pós-graduação responsáveis por uma boa parte da produção da literatura histórica e sócio-antropológica sobre a capoeira no Brasil, ainda não tinha se iniciado. Hoje se pode contar com um conjunto considerável de produção nas áreas de história, antropologia, sociologia, Educação Física, etc. Entretanto, ainda continua somando à literatura da capoeira, com certa magnitude e estrelismo, a linguagem áudio-visual com o poder imagética da etnografia vídeo-documentada.
Em termos de exemplo merece destaque "Memórias do Recôncavo: Besouro e outros capoeiras" (2008), do capoeirista, músico e professor do Departamento de Educação da UFBA, Pedro Jungle Abib.
Pedro Abib, é capoeirista, aluno do Mestre João Pequeno de Pastinha. Doutor em Ciências Sociais Aplicadas à Educação pela Universidade Estadual de Campinas-SP, já dirigiu outros vídeos-documentários a exemplo de "Batatinha e o Samba Oculto da Bahia" (2007), premiado com dois "Tatu de Ouro" na 34ª Jornada Internacional de Cinema da Bahia - 2007 (melhor Documentário e melhor Vídeo da Jornada) e Menção Honrosa no Festival de Cinema Atlantidoc – Montevideo – Uruguai – 2007; "Divino Espírito Popular" (2006 ) selecionado para a Jornada Internacional de Cinema da Bahia -2006 e convidado para o Festival de Cinema Africano em Tarifa (Espanha) – 2006; "O Velho Capoeirista: Mestre João Pequeno de Pastinha" (1999) Prêmio Melhor Documentário no Festival de Artes da UNICAMP – 2002.
"Memórias do Recôncavo: Besouro e outros Capoeiras", foi estreado como parte da programação da 35 Jornada Internacional de Cinema da Bahia, em setembro de 2008. A obra trata de Besouro Mangangá, o valente capoeira que se tornou um dos grandes mitos populares da história da capoeira baiana.
O Documentário foi contemplado pelo edital Capoeira Viva – 2006 do Ministério da Cultura do Governo Federal, aborda a experiência dos capoeiras no Recôncavo Baiano, conseguindo alcançar décadas remotas do século XX, período que viveu muitos capoeiras como o lendário Besouro Mangangá.
A partir de depoimentos de antigos capoeiras que ainda moram na região de Santo Amaro da Purificação-BA, assim como a consulta da bibliografia básica sobre capoeira na Bahia, Pedro Abib, conseguiu reconstituir parte importante da memória sobre fatos e personagens envolvidos com esta manifestação da cultura afro-brasileira, trazendo ainda um rico acervo de imagens de arquivo.
Por muito tempo acreditou-se que as histórias de Besouro não passavam de lendas, invenções da ficção popular que ganhou grandes proporções na memória da capoeira. Pesquisas recentes recuperaram importantes documentos que põe por terra a idéia de que Besouro era uma simples lenda.
Os trabalhos de Antônio Liberac Pires, professor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano assim como de José Gerardo Vasconcelos, professor da Universidade Federal do Ceará, revelam fontes históricas fidedignas sobre a existência do capoeira Besouro Mangangá, ou Besouro de Santo Amaro, como era também conhecido.
A etnografia vídeo-documentada de Pedro Abib, vem somar com muita competência e lucidez aos trabalhos de outros pesquisadores na busca de revelar os segredos guardados nos esconderijos de nossa história, e no caso em questão revelados por uma memória afro-brasileira que não deve se calar.
Besouro não se calou! "Memórias do Recôncavo" é a prova disto. Espera-se que a obra de Pedro Abib, funcione como estímulo para a produção sobre a experiência de outros personagens da cultura popular baiana e seus segredos que ainda estão guardados nos esconderijos de nossa história.

Este ensaio foi publicado em 10 de setembro de 2009 no Portal FS, disponível em www.fsonline.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"História vista de baixo" - o Contramestre Bel é o mais novo colunista do Portal FS

Samba, Cabaré e Polícia na Feira de outrora Denominada princesa do sertão baiano, Feira de Santana já gozava, nas décadas de 1930 e 1940, de importante prestígio, já tendo sido, inclusive, objeto das mágicas lentes de Pierre Verger, artista francês radicado na Bahia. Sua história tem sido ao longo dos anos associada a uma cidade que tem origem em um importante comércio de gado e sua principal identidade social constituída em torno da “cidade comercial”. Entretanto, pode-se explorar outros importantes aspectos da história de Feira de Santana, a exemplo das experiências culturais negro-africanas ali constituídas, este é o caso dos sambas que tinham como cenário as contagiosas noites dos cabarés feirenses. Este breve ensaio de reflexão, que ora apresento aos leitores, inaugura a mais nova coluna do PORTAL FS, intitulada “História vista de baixo”, justamente por se tratar das histórias daqueles indivíduos, grupos e culturas que não conheceram a pena que pintou os compêndios sobre a Bahia

Vicente Sales, autor de "O negro no Pará", recebe título de Doutor Honoris Causa

O Malungo Centro de Capoeira Angola, parabeniza o professor Vicente Sale pelo reconhecimento oficial de sua obra, a qual inclui importantes estudos sobre a cultura afro-amazônica. O professor Vicente Sales é um dos responsáveis pela introdução dos estudos da capoeira no Para tendo influenciado o treineu Algusto Leal em seus trabalho de pesquisa especialmente o que deu oriegem ao livro "A política da capoeiragem" (Edufba, 2008), bibliografia de consulta obrigatória para as atuais pesquisa sobre o tema no Brasil. Salve então ao mestre Vicente Sales. Segue a nota extraída do site da UFPA: Um dos intelectuais mais notáveis do Estado, Vicente Juarimbu Salles, recebeu da Universidade Federal do Pará (UFPA) a outorga do título Doutor Honoris Causa, o mais alto dos graus universitários, normalmente concedido a personalidades que tenham se distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das Artes, das Ciências, da Filosofia, das Letras ou do melhor entendimento entre os povos. A conces

FEIRA DE SANTANA: A CAPOEIRA NA “PRINCESA DO SERTÃO”

Texto extraído do livro: “A capoeira na Bahia: História e Cultura Afro-Brasileira” (Instituto Maria Quitéria – no prelo). Autoria do Contramestre Bel, mais um fruto dos projetos do Malungo. A origem da Cidade de Feira de Santana remete ao período colonial. Surgiu de um povoado humilde, onde as casas eram cobertas com palhas, piso de terra batida e paredes de barro amassado, conhecido no sertão nordestino como taipa. As casas e ruas eram iluminadas com lamparinas e lampiões a querosene. Localizada a aproximadamente 110km de distância da Cidade do Salvador, no sentido norte da Bahia, e gozando de certo prestígio no tocante à autonomia política e econômica da Capital, Feira de Santana se tornou ao longo do tempo a maior cidade do interior baiano, com uma população de quase 600 mil habitantes e um dos maiores centros de capoeira do Nordeste. Por razões como estas, em 1919 o senhor Ruy Barbosa, ilustre político baiano, a batizou como “Princesa do Sertão”. A história da Capoeira e