Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de março, 2009

Aniversário do Grupo de Capoeira Consciência Negra - Malungo ministra oficina de capoeira angola

No dia 14 de novembro, na cidade de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, ocorreu mais uma festa de aniversário do grupo de Capoeira Consciência Negra, coordenado pelo mestre Pantera. Na oportunidade o Malungo Centro de Capoeira Angola, na pessoa de seu coordenador, Mestre Bel, ministrou uma criativa oficina de capoeira angola. O Consciência Negra é um dos parceiros do Malungo na árdua, mas gratificante atividade, de difusão da capoeira enquanto prática cultural responsável pelo desenvolvimento do intercâmbio entre os municípios do interior baiano, que tem garantido a manutenção e preservação de valores e essencias para a legitimação da capoeira enquanto patrimônio cultural. Salve o mestre Pantera e os irmão do Grupo de Capoeira Consciência Negra!

"Mestres e Capoeiras Famosos da Bahia", novo livro de Pedro Abib

Pedro Abib é aluno do Mestre Jõao Pequeno de Pastinha. Tem sido nos útimos anos importante colaborador do Malungo Centro de Capoeira Angola. Sua última visita ao Malungo foi por ocasião do Encontro "O brinquedo dos Angolas", em dezembro de 2008. Pedrão, como é carinhosamente conhecido, tem uma produção importante para a legitimação de nossa prática cultural. O Malungo registra aqui o respeito e adimiração por esse capoeira e por mais este projeto. O livro "Mestres e Capoeiras Famosos da Bahia", foi publicado pela EDUFBA e será lançado no dia 12 de março (quinta-feira) às 19:00h, no Fote da Capoeira - Santo Antônio Além do Carmo, Salvador - BA. O Malungo se fará presente neste simbólico e prestigioso evento. Axé Pedrão!!!

"História vista de baixo" - o Contramestre Bel é o mais novo colunista do Portal FS

Samba, Cabaré e Polícia na Feira de outrora Denominada princesa do sertão baiano, Feira de Santana já gozava, nas décadas de 1930 e 1940, de importante prestígio, já tendo sido, inclusive, objeto das mágicas lentes de Pierre Verger, artista francês radicado na Bahia. Sua história tem sido ao longo dos anos associada a uma cidade que tem origem em um importante comércio de gado e sua principal identidade social constituída em torno da “cidade comercial”. Entretanto, pode-se explorar outros importantes aspectos da história de Feira de Santana, a exemplo das experiências culturais negro-africanas ali constituídas, este é o caso dos sambas que tinham como cenário as contagiosas noites dos cabarés feirenses. Este breve ensaio de reflexão, que ora apresento aos leitores, inaugura a mais nova coluna do PORTAL FS, intitulada “História vista de baixo”, justamente por se tratar das histórias daqueles indivíduos, grupos e culturas que não conheceram a pena que pintou os compêndios sobre a Bahia